Gestão de Tráfego Pago e sua importância no marketing digital

Gestão de Tráfego Pago e sua importância no marketing digital

O marketing digital é essencial para qualquer empresa e com ele a maneira como comunicamos o posicionamento para ter reconhecimento no mercado tecnológico, em especial as vendas. E dentro do marketing digital, sabemos que o alcance orgânico está cada vez menor, por isso é tão importante investirmos em gestão de tráfego pago, fundamental para impulsionar qualquer negócio na internet. 

Portanto, se você deseja engajar a sua marca e conquistar clientes, a gestão de tráfego pode ser crucial, basta observar o baixíssimo alcance orgânico. Quer entender como? Continue a leitura deste conteúdo e confira. 

O que é gestão de Tráfego Pago?

Antes de explicarmos os aspectos fundamentais é necessário entender do que se trata a gestão de tráfego. São estratégias para atrair cada vez mais pessoas para os seus canais digitais de forma paga e como resultado há o aumento na taxa de conversão, possíveis clientes e vendas. Trata-se da entrega de conteúdo de forma patrocinada. É fácil de identificar, quando o anúncio aparece no Facebook ou instagram logo abaixo do título aparece a palavra “patrocinado”.

É o planejamento e ações com o objetivo de fazer os usuários acessem os canais de contato com a sua empresa ou produto, seja o site, uma landing page, blog, WhatsApp, mensagens via direct, página de cadastro no Facebook a través de uma arte estática, carrossel, vídeo ou palavras-chaves. Todas essas ações requerem pagamento à plataforma, seja Facebook/Instagram, Google, Linkedin entre outros.

3 Benefícios de uma boa gestão de tráfego

1. Oportunidade de criar uma audiência qualificada 

Essa característica é resultado da melhoria da segmentação dos usuários da empresa. E isso só é possível, pois as ferramentas de tráfego pago garantem que a sua marca consiga classificar as pessoas conforme determinados aspectos como o tipo de interesse, faixa etária, área de atuação, localização geográfica, se tem filhos e muitas outras segmentações.

2. Aumento da reputação da empresa 

As marcas que ocupam as primeiras posições do Google são consideradas autoridades quando o assunto é pesquisado na plataforma. Com as estratégias corretas elas garantem maior visibilidade para os seus produtos ou serviços. E tudo isso contribui para o aumento da reputação da empresa no mercado, o que ajuda a impulsionar as vendas.

3. Melhora do ROI

Outro benefício da gestão de tráfego é o aumento do Retorno sobre o Investimento (ROI) da empresa. No entanto, isso não é feito sozinho. É preciso ter a união do orgânico e pago. São essas estratégias, uma ao longo prazo e a outra de curto prazo, que ajudará a manter o fluxo contínuo de recursos da marca, para um melhor equilíbrio do caixa. 

Quais os melhores canais de Tráfego Pago do momento?

  • Google Ads
  • Instagram Ads
  • Facebook Ads
  • LinkedIn Ads
  • Tik Tok Ads
  • Pinterest Ads
  • Tinder Ads
  • Tabula Ads

Quais são os principais passos para fazer uma Gestão de Tráfego Pago qualificada?

Fazer uma gestão de tráfego qualificada não é uma tarefa fácil, por isso é preciso entender alguns aspectos como: 

  • Objetivo da campanha: antes de “clicar no botão impulsionar”, é importante saber qual é o objetivo da campanha em questão. Qualquer estratégia de marketing como como objetivo resolver um problema, por isso, colete informações e construa uma briefing sólido com informações sobre o cliente, mercado, concorrência, 
  • Públicos: é imprescindível definir o público ideal: a persona. Conhecer os seus usuários, você consegue escolher as estratégias mais eficientes para a empresa, o que reduz as chances de erros. Após a criação da persona, podemos segmentar os anúncios a partir das personas criadas.
  • Criação de Públicos: foque em quem tem interesse nos anúncios da sua marca. Por isso, eles podem ser definidos como: 
  • Público salvo: criado por segmentações dentro da plataforma. 
  • Lookalike: público semelhante, criado a partir de uma amostra de público, ou seja, a plataforma identifica pessoas com o comportamento semelhante ao da base em questão. 
  • Lista: é possível subir uma lista de contatos para plataformas como FaceBook e direcionar o anúncio para o público em questão (cuidado com a autorização de uso dessa lista, fique atento à LGPD).
  • Definição de Canais: são os meios pelos quais o usuário vai interagir com sua marca. Seja no Facebook, Instagram, por exemplo. Ao utilizar esses meios é possível analisar a partir de ferramentas como o Google Analytics os resultados obtidos em cada um, para identificar o que mais interessa ao seu público. Para garantir estratégias mais assertivas. 
  • Fazer um planejamento: não deixe de criar várias etapas para acompanhar o cliente durante o funil de vendas. Além disso, faça um plano de marketing para nutrir leads através de conteúdo especializado, levando em consideração cada etapa do funil de vendas.
  • Teste de criativo e público: teste de criativos, testes de público, objetivos de campanha, teste de canais, teste de palavras-chaves, negativação de palavras chaves. 
  • Análise de performance diária e otimização: observar diariamente as métricas e fazer os ajustes necessários (otimizações) para performar melhor a campanha.
  • Análise das Métricas: verifique aspectos como taxa de cliques, custo de clique, visualizações do anúncio e geração de leads. 

Vejam quantas etapas e quantas ações são necessárias para obter o melhor retorno possível sobre o valor investido. É preciso acompanhar diariamente e testar incansavelmente. 

Na dúvida, contrate uma agência de marketing digital: os profissionais da agência lidam diariamente com essas questões, logo sabem quais medidas devem ser adotadas para cada perfil de empresa. 
Agora que você já sabe tudo sobre a gestão de tráfego pago e como se tornar um profissional da área, que tal contar com uma equipe especializada para isso? Entre em contato com a Qing Comunicação e saiba mais informações.

Grande abraço e até a próxima,
Rubi Viera
CEO Qing Comunicação

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