A carreira publicitária através dos anos

A carreira publicitária através dos anos

Diferente do que pensam, a Publicidade não é um conceito criado e desenvolvido apenas nos últimos dois séculos. Apesar de ser na segunda metade do século XX que universidades criaram disciplinas e a carreira chegou ao que conhecemos e exercemos hoje.

Ao olharmos com mais atenção para a história da humanidade e das grandes civilizações, percebemos que desde o início da prática do escambo, ou até mesmo na antiguidade clássica, a publicidade e propaganda sempre foi a alma do negócio. Em Pompeia, assim como nas civilizações egípcia e grega, homens chamados de pregoeiros, saíam às ruas e pintavam muros e pedras para anunciar à população mensagens, notícias e acontecimentos de interesse comum.

Esse formato foi seguido como base conforme os anos passaram, porém foi só no século XVII, cerca de 1631, que a primeira seção de anúncios publicitários foi criada para captar a atenção dos leitores na imprensa. Um fato interessante é que nesse período eram comuns propagandas falsas, pois não havia fiscalização ou acompanhamento próximo.

Foi na virada do século XIX, junto com a revolução industrial e a popularização das fábricas, que chegaram ao mercado diversos produtos, e com eles a demanda de anunciar e educar o público em como consumi-los. Nasciam, então, na Europa e nos Estados Unidos, as primeiras agências de publicidade. Com linguagem baseada em humor e ironia para conquistar a tão valiosa atenção dos consumidores.

Por ainda existirem pouquíssimas oportunidades de trabalho para mulheres, devido aos costumes culturais, e afim de ganhar mercado atingindo a massa, foi nesse período também que iniciou-se a exploração da figura feminina em campanhas publicitárias, tanto para o público feminino, pelas mulheres serem, na época, responsáveis majoritariamente pela decisão de compra da família, quanto para o masculino, com apelos sexuais bem explícitos.

Desses tempos para cá, foram criadas leis, departamentos e diversas diretrizes que trouxeram a Publicidade para os padrões que conhecemos hoje. E assim como vimos o meio impresso diminuir consideravelmente e a internet surgir e tomar proporções jamais imaginadas, seguimos acompanhando a história ser escrita conforme os anos passam.

 

Um grande abraço,
Natalia Steinbach

Add a comment

*Please complete all fields correctly

Posts Relacionados