Sete anos de QING Comunicação

Sete anos de QING Comunicação

Neste mês a Qing está completando sete anos e gostaria de compartilhar um pouco da nossa trajetória. Ao longo desses anos empreendendo com marketing digitalmídia online e offline, tenho a imensa alegria de dizer que mantenho o mesmo sentimento e motivação de sete anos atrás, a mesma vontade de aprender e crescer, entregando o melhor para os clientes, vibrando com o sucesso dos mesmos e contando com uma equipe que comemora junto com o resultado, porque os resultado também é para eles.

Gostaria de agradecer imensamente todas as pessoas que passaram pela Qing, que contribuíram para o nosso crescimento, que aprenderam e nos ensinaram ainda mais, que nos desafiaram para nos tornarmos uma empresa mais humanizada e focada no que realmente importa: relacionamentos verdadeiros e resultado. Pessoas, sim, antes de profissionais de marketing, pessoas que vieram de encontro ao significado da palavra “Qing – fazer com emoção”. E o agradecimento em especial para o nosso time imbatível, que trabalha todos os dias pela motivação genuína de gostar do que fazem, por simplesmente serem profissionais e pessoas incríveis.

Qing Comunicação – 7 anos e os 7 principais desafios

1 Equipe: um time comprometido é o maior ativo de uma empresa

Certamente o maior desafio para empreendedores ou gestores de equipes de marketing é formar um time coeso, equilibrando experiência, criatividadecomprometimento e, principalmente, uma vivência em equipe. Além desses aspectos é preciso considerar também os conflitos de gerações e a transformação cultural e digital. A conexão entre a experiência e a avidez por conhecimento dos jovens que estão começando as suas carreiras é uma oportunidade para estarmos sempre inovando e dentro das tendências de mercado. Quando proposto um desafio para jovens, eles simplesmente dão um jeito, em minutos já estão lendo, estudando e executando algo que parecia complexo, mas que eles tem a incrível capacidade de tornar simples. E para mantê-los motivados é essencial um espaço transparente e autêntico, para isso é necessário cultivar um ambiente de aprendizado de toda a equipe em uma gestão horizontal.

2 Clientes: satisfação gera indicação

Qual é o maior capital da sua empresa? Na maioria das vezes ouvimos que a resposta é a carteira de clientes. Se considerarmos que os mesmos são os responsáveis pela entrada de ativos, a resposta faz todo sentido. Porém, se considerarmos o desafio de manter clientes a longo prazo e torná-los nossos vendedores, admiradores da nossa empresa, é preciso ter uma equipe comprometida com os resultados. O nosso maior patrimônio são clientes satisfeitos que nos indicam somado a uma equipe que entrega resultado.

3 Gestão: “cada macaco no seu galho”

Geralmente as empresas de serviços, como agências de marketing, têm sócios complementares: atendimentocriativoadministrador. Se não for o seu caso, procure ajuda. Só conseguimos ver o nosso negócio com clareza através dos olhos do outros. Ouvir a equipe, os clientes e um consultor pode ser a melhor forma de identificar os problemas de gestão. Busque os sistemas que mais se adequam às necessidades do seu negócio e tenha controle dos prazos, da produtividade e principalmente da qualidade das suas entregas. E por fim, delegue o que não for de sua aptidão, mas nunca deixe de acompanhar tudo de perto.

4 Conteúdo: a agência é uma empresa

Frases como “santo de casa não faz milagre, “casa de ferreiro, espeto de pau”, são as piores saídas quando algum cliente entra nas redes sociais da sua empresa e percebe que a sua última publicação aconteceu há 6 meses. O marketing da sua agência é o seu portfólio, deve ser o seu maior case de sucesso. E o mais bizarro de tudo é que consumimos conteúdos e temos inspirações diárias, no entanto a desculpa é sempre a mesma: “não deu tempo”. Já erramos, nos acomodamos e continuamos cometendo os mesmos erros, mas agora vai! A prova disso é: cá estou eu criando o meu primeiro conteúdo.

5 Ambiente de trabalho produtivo: “tem um cachorro aqui?”

O que é um ambiente humanizado? Um ambiente que valoriza as pessoas, as suas histórias, os seus medos, o seu sonhos? Ser autêntico, respeitar as diferenças, a diversidade, as limitações? O que sabemos sobre os nossos colegas? Brincar de jogar a  “brinquedo” para a Nani (nossa dog CEO), pode? O resultado das empresas está diretamente relacionado à valorização das pessoas e vai muito além do salário do início do mês e das bonificações. É uma questão de ter cuidado, ter um espaço pensado no convívio, com conforto, nutrindo relações saudáveis, transparentes, onde todos possam ser ouvidos, possam dizer o que pensam e ser quem realmente são, lembrando sempre que existe uma vida lá fora e o que fazemos nas oito horas para mantê-la pode e deve ser agradável todos os dias.

6 Posicionamento: atuação por nicho ou exclusividade?

Certamente seria mais fácil e provavelmente mais lucrativo atender clientes do mesmo segmento, mas é preciso ter muito cuidado com o conflito de interesses. Por exemplo, se eu atender empresas do mesmo segmento, na mesma região e com o mesmo produto, usarei estratégias similares, ou seja, os dois clientes disputarão o mesmo público e isso compromete diretamente no resultado. Esse é o posicionamento da Qing, quanto a atuação de mercado, atender clientes que não tenham conflitos de interesse, para que toda energia e as melhores estratégias sejam direcionadas para clientes exclusivos, únicos.

7 Persistência: “se fosse fácil todos fariam”, já dizia a minha mãe

Quando eu tinha 14 anos participei do primeiro torneio esportivo com diversas modalidades, dentre elas, corrida, salto em distância e futebol. O torneio foi sediado na minha comunidade e eu não poderia fazer “feio”, por isso, aproveitei a oportunidade de treinar durante a semana no local das provas com o apoio do meu pai. A minha modalidade era adulta (a partir dos 14 anos), ou seja, as demais atletas tinham bem mais experiência, eram maiores, eram adultas. Se na época eu tivesse que usar uma hashtag, seria #medo. O primeiro desafio foi corrida 100m. Quando vi as oponentes, desisti e fui vergonhosamente comunicar o meu pai. Ele sorriu, olhou nos meus olhos e disse: “se você correr até o final, já será uma vencedora. Vence quem nunca desiste!”.

Que venham os novos desafios, que os nossos propósitos pessoais sempre estejam alinhados com os profissionais, que possamos crescer como pessoas, valorizando uma equipe que joga junto, motivada pelos melhores resultados. Que as novas experiências tragam-nos aprendizados e satisfação em estarmos aqui.

 

Abraço,
Rubiani Viera
rubiani@qing.com.br

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